Diários de Campo

Primeiros passos...
Dia 29/04/2014 foi nosso primeiro contato com a escola Escola Municipal Poeta Carlos Drummond de Andrade, onde fomos muito bem recebidos e desenvolveremos o trabalho de pesquisa na área de alfabetização.
Ao chegarmos a coordenadora Eliane nos recebeu muito bem e nos apresentou ao corpo docente e discente da escola explicando o nosso objetivo em estar ali para todos. 
Me senti muito bem recebida e fomos abraçados no mesmo instante pelos alunos, a empolgação deles ao nos vermos foi tão expressiva que me senti muito a vontade e feliz por ver que já começamos bem. 
A aceitação do projeto foi muito bem recebida, a aceitação foi mútua.  
Conhecemos a interdependências da escola as realidades e suas vivências. Observamos a rotina da escola e dos alunos. 


Depois de um tour na escola nos reunimos na biblioteca, onde podemos ver o acervo de livros disponibilizados aos alunos. A biblioteca é farta de livros didáticos, mas livros que não instiga a curiosidade e a imaginação são livros maçantes e não está no contexto da realidade deles. 
Quando vimos o livro didático deles ficamos em um impasse, pois muito dos conteúdos contidos nos livros não eram de alfabetização e letramento.






Mais ao folhearmos o livro vimos que havia atividades que poderíamos utilizar para fazer das nossas aulas mais divertida. Atividades que instiga a imaginação da criança, em meio a um livro didático muito complexo pude observar que nem tudo está perdido temos que aproveitar o que temos nas mãos e colher o que vai ser melhor para a desenvoltura do trabalho e o que não for bom deixamos para uma continuação do ensino.
 Dessa forma não podemos só olhar os pontos negativos, mas devemos procurar pontos positivos que iram nos ajudar e iluminar nosso caminho nessa trajetória.

Segundo passo....
06/05/2014

Ao chegarmos à unidade escolar nos deparamos com uma paralisação dos professores da rede municipal de ensino, nesta unidade de ensino há quinze turmas e somente três professores não aderiram à paralisação.
Todos mobilizados pela educação professores, direção, dirigentes, secretaria foram para a sala de aula desenvolver atividades pedagógicas. 
Nos do PIBID fizemos nossas atividades sem nenhuma intercorrencia as turmas de primeiro ano ficaram juntas num bom espaço, dai podemos perceber um pouco sobre os discentes.
Nossas atividades hoje foram vogal, encontro vocálico cantado e em libras, todos interagiram.



Fizemos um apanhado geral do que a turma estava aprendendo e como cada um se desenvolvia nesse processo de ensino aprendizado e podemos perceber uma grande dificuldade de muitos discentes. Ao ajudarmos nas atividades proposta tivemos a dimensão do quanto o nosso trabalho ali vai ser de grande valia para aquelas crianças e para a escola no todo.


Conhecemos  a diretora Angelica Rodrigues Aguiar e ela logo nos reconheceu a nos abraçou com muito carinho. 


20/05/2014
Narração e encenação de história 
"Menina bonita do laço de fita"
Esse livro é muito bom para se trabalhar em sala de aula, e não precisa esperar a semana da Consciência Negra.
Em cima dessa história podemos desconstruir o modelo de beleza imposto pela mídia (loira, alta e magra) e também trabalhar a autoestima do aluno.
O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver o gosto e o hábito pela leitura e mostrar aos alunos a importância do respeito às diferenças, através da obra de autores da nossa literatura. Eles aprendem que devemos respeitar uns aos outros e este aprendizado se dá através das histórias que foram apresentadas a eles.


Objetivos geral mostrar os alunos a história em uma peça teatral; dialogar sobre a história; fazer junto com eles a interpretação oral;















Trabalho com sequencia didática realizado com a turma do 1º ano da Escola Municipal Carlos Drumonnd de Andrade. Foi um trabalho muito prazeroso, onde os alunos tiveram uma participação ativa. Iniciamos com apresentação teatral do livro com muita atenção, em seguida, na biblioteca onde reunimos as turmas para apresentação fizemos a interpretação oral e o reconhecimento dos personagens da história, cada um queria fazer o seu comentário, realizaram as atividades propostas e direcionadas. 
27/05/2014
Álbum seriado - Patinho Feio

Iniciamos contando uma música antes de começar à contação da história com o álbum seriado. O resultado desta aula foi muito satisfatório, pois se trata de um interessante recurso visual.



 Demos continuidade a falar sobre as diferenças interior e exterior e que cada um deve respeitar essas diferenças, pois não somos iguais e se fossemos seria chato. Foi feito uma roda de discussão sobre a história contada e eles foram bem participativos em tudo, em seguida fizemos uma parte de musicalização e eles adoram foi muito bom e proveitoso.
















Mais um dia incrível de experiência com essas crianças, que a cada dia me surpreendem mais e mais.


E ver que a cada semana há uma expectativa pela nossa ida e a novidade que temos levado tem alegrado a eles e a nos por ver aos poucos o resultado de nosso trabalho.














 Ao termino uma das crianças chegou a mim e disse “que poderíamos ir todos os dias porque ele adora o que fazemos e é muito legal quando estamos lá, pois eles brincam e cantam” coisas que ele não fazem em sua rotina ou nem conheciam, pois isso não é fornecido a eles podemos ver com esse relato que a Educação Brasileira não tem instigado o prazer pelo estar num ambiente de educação. O ensino é maçante e cansativo os educandos pedem um novo jeito de ensinar e aprender.









Nos reunimos com a coordenadora pedagógica, onde discutimos assuntos da evasão escolar e o perfil dos educando da Escola Carlos Drummond de Andrade.

Extraordinário!!!
Foi preciso encerrar nossas atividades as 16 horas, pois recebemos a ilustre visita da SECRETARIA DE CULTURA que nos presenteou com uma peça teatral sobre: "Violência: abuso sexual", que de maneira lúdica nos elucidou sobre o assunto. Contamos também com a presença da esposa do nosso Prefeito Alessandro Calazans.


Copa do Mundo no Brasil
A copa do mundo estava próxima e como assediaríamos a copa, aproveitamos o tema para trabalhar as formas geométricas da bandeira e a elaboração desta pelos docentes, cantamos o hino nacional brasileiro e entregamos viseiras com o desenho do mascote o Fuleco.






Houve uma interação com os livros onde percebi o quanto eles gostam de ter esse contato, mais não lhes é permitido no seu cotidiano, o encantamento no olho de cada docente era clara e cada um pegava um livro lia de sua forma os que estavam ao seu redor parava escutava com atenção o que era lido. Foi um momento que marcou!




















A inclusão neste dia também foi feita pois a turma de crianças especiais se reuniu conosco foi um dia em que tudo o que planejamos foi além do programado com todos os fatos que vimos e vivenciamos.



Brasil! Brasil! Brasil!

29/07/2014

O Menino Maluquinho
O Menino Maluquinho é um livro infanto-juvenil brasileiro de criado pelo desenhista e cartunista mineiro de Caratinga conhecido por Ziraldo Alves Pinto.

Apresenta as histórias e invenções de uma criança alegre e sapeca, "maluquinha". São cartuns e atividades que descrevem liricamente o sabor da infância.

Contamos a história do menino maluquinho onde ele descobre a sua história ao longo do seu crescimento e no final escreve uma autobiografia do que ele se lembra.
Explicamos aos docentes o que era uma autobiografia, fizemos uma interpretação da história e todos participaram dando sua opinião cada um queria falar e contar sua história. O estimulo deles pesquisarem sua história foi atingido e eles lembravam de algo que marcou a sua infância e contava com alegria e algumas com tristeza outras nem queriam falar. 

05/08/2014

Fonética e fonologia - Turma da Mônica



Passado em desenho a história em quadrinhos para os docentes e foi pedido para eles prestarem atenção no modo como cebolinha fala, no final do desenho perguntamos como ele falava os docentes falaram palavras em que cebolinha trocou o R pelo L e mostramos a eles que pode ocorre esse erro mais temos que prestar atenção e houve uma correção das palavras por eles no modo correto de se falar.
 
O modo como o Cebolinha fala é um transtorno da fala que ainda é conhecido pelo seu nome antigo: a dislalia. Com o campo da Lingüística, conectada intimamente com a Fonoaudiologia, pesquisas recentes desvendaram a fundo essa dificuldade de aquisição de linguagem da criança. A partir daí, uma nova visão é instaurada e a atenção do diagnóstico volta-se para os critérios de como se adquire os sons da língua para formar o vocabulário. Este é um fenômeno Linguístico muito comum, mas que as pessoas não tem conhecimento, tendendo a agir com preconceito, que aqui chamamos de preconceito linguístico, em relação aos falantes que fazem tal uso. Rotarcismo é a troca do R pelo L ou vice -versa.


12/08/2014

Nos deparamos com uma situação complicada, pois a professora estava de folga por ser seu aniversário e tivemos que assumir a turma e a professora Denise havia planejado uma aula onde precisaria de nossa ajuda então nos dividimos.

Um dia em que ficamos em sala de aula a experiencia foi maravilhosa, pois podemos notar quanto elas tem aprendido podemos observar o comportamento dos docentes do dia em que começamos até hoje, houve uma grande mudança e o a que acha vamos que não estava trazendo resultados vimos o efeito do nosso trabalho em provocado.
As atividades proposta foram feita com muita tranquilidade auxiliamos e um ajudou o outro a concluir.


Atuando pedagogicamente na turma 101 (Professora ausente)

 


 

 



A história sendo contada
 

Trabalhando Gêneros textuais - Texto Instrucional 

  

A receita sendo preparada

Adivinha o que foi?
Massinha!
 A massinha foi dividida em partes iguais de acordo com o número de alunos presentes para brincar.
 
Resultado maravilhoso!
Veja o que aprendemos!
 
A História do dia!
Encenada por atores surdos
 A lenda da mandioca explica a origem da raiz que é um dos principais alimentos dos povos indígenas brasileiros
 Foi explicado que no Brasil, a mandioca possui vários nomes (variam de região para região), como, por exemplo, aipim, macaxeira, maniva, castelinha, mandioca-mansa, entre outros. Ficou evidente que os índios passaram a usar a raiz da nova planta para fazer farinha e uma bebida (cauim). Ela ganhou o nome de mandioca, ou seja, uma junção de Mani (nome da indiazinha morta) e oca (habitação indígena). 


Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.




19/08/2014 
FOLCLORE
 
 Folclore consiste nas tradições e usos populares, constituí pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração.
  
Vamos trabalhar lendas.
  Conversando e explicando aos grupos a atividade do dia
(turmas de 1º ano = 101 e 102 e Classe Especial)
  
 Educandos dando asas a imaginação.
Vamos colorir e produzir!
   
   

     
 
A Classe Especial sendo direcionada e orientada pela estagiária do INES Rebeca - Pedagoga Bilíngue
    
  
   
Os grupos expondo suas produções
      
    
As produções expostas
ATIVIDADE FINALIZADA COM SUCESSO!





26/08/14

Trabalhando com o folclore 



Como é interessante  contar para os nossos educandos as nossas lendas... esse trabalho nunca é cansativo, pois quando você os vê pedindo que você continue e que não acabe, tudo se renova e se mostra valoroso.

 Hoje trabalhamos com as turmas 101,102 e 203. 



Trabalhamos com várias literaturas, inclusive com literaturas folclóricas, para que eles mesmos manuseassem e se sentissem mais próximos delas.
Passamos por uma tarde onde tivemos contato com quase 100 alunos, e para que o trabalho seja feito com excelência, precisamos de organização e contribuição da equipe da escola.
As professoras, mostraram-se extremamente flexíveis, nos ajudando em questão dos momentos das oficinas, e ao final conseguimos cumprir com o combinado e sentimo-nos com a missão de dever cumprido.



Tive a surpresa de descobrir o Isaque, um menino de 7 anos, aluno da professora Denise que não sabe ler, mas que contou muito bem a história de um livro sem palavras, esse não pude deixar de filmar e divulgar por aqui. 

02/09/ 2014
Independência do Brasil





Com o vídeo da música marcha soldado modificada com alguma palavras podemos trabalhar com rimas. 




 
A turma de especial se a juntou a nos. E no final todos ganharam o chapéu de papel feito com  jornal.





 Ficamos muito alegres com o resultado o nosso trabalho mais uma dia excelente! É gratificante ver que estamos fazendo a diferença e conseguindo transforma o olhar de mundo daquelas crianças fazendo a leitura ser prazerosa e cheia de mistérios a serem desvendados, a cada dia nos surpreendemos e ver eles contentes é um motivo de ir e continuar. Desistir jamais!!





09/09/2014

 Diferentes facetas da alfabetização
Fizemos um acompanhamento individual para avaliar as reais condições da alfabetização das classes de primeiro ano da escola Municipal Poeta Carlos Drummond de Andrade. foi possível que apesar de rica leitura de mundo que os alunos trazem consigo não obtivemos um resultados de alunos que já saibam ler ainda há uma grande deficiência.
















Data: 26/09/2014
Fábula: A lebre e a tartaruga - Comemoração do dia do surdo.
Planejando, traçando metas e estratégias
Fábula: A lebre e a tartaruga


Vamos ouvir e interagir com a fábula!


A lebre vivia a se gabar de que era o mais veloz de todos os animais. Até o dia em que encontrou a tartaruga.
– Eu tenho certeza de que, se apostarmos uma corrida, serei a vencedora – desafiou a tartaruga.
A lebre caiu na gargalhada.
– Uma corrida? Eu e você? Essa é boa!
– Por acaso você está com medo de perder? – perguntou a tartaruga.
– É mais fácil um leão cacarejar do que eu perder uma corrida para você – respondeu a lebre.
No dia seguinte a raposa foi escolhida para ser a juíza da prova. Bastou dar o sinal da largada para a lebre disparar na frente a toda velocidade. A tartaruga não se abalou e continuou na disputa. A lebre estava tão certa da vitória que resolveu tirar uma soneca.
"Se aquela molenga passar na minha frente, é só correr um pouco que eu a ultrapasso" – pensou.
A lebre dormiu tanto que não percebeu quando a tartaruga, em sua marcha vagarosa e constante, passou. Quando acordou, continuou a correr com ares de vencedora. Mas, para sua surpresa, a tartaruga, que não descansara um só minuto, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.
Desse dia em diante, a lebre tornou-se o alvo das chacotas da floresta.
Quando dizia que era o animal mais veloz, todos lembravam-na de uma certa tartaruga...
Moral da história: Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente. 

Visualizando a fábula


Interação e construção do conhecimento acerca da história e sua moral

  

   
 

  
Neste desenho fica visível que o aluno compreendeu a moral da história:
Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente


Comemoração do dia do surdo.


   26 DE SETEMBRO DIA NACIONAL DO SURDO

Um pouco da História da comunidade surda para os discentes

A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania, nossa Escola Municipal Poeta Carlos Drummond de Andrade - referencia municipal a Surdos, comemorou a data com alegria.








A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES‐Instituto Nacional de Educação de Surdo.

Toda esta história começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou, com o apoio do imperador o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo. Na época, o Instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.
















07/10/14



Como é bom saber que as crianças adoram ouvir histórias, mesmo num mundo onde tv, celular e computador tiram todo o nosso tempo, elas ainda são capazes de abandonar tais tecnologias se dedicarmos a elas algum de nosso tempo a fim de oferecermos uma leitura saudável e que mexa com sua imaginação.

Passamos pelas duas turmas de 1º ano da escola e ainda pelo 3º ano, fizemos um belo passeio com a história, parecíamos os contadores de alegrias, pois haviam crianças correndo atrás de nós e nos perguntando: tia, o que vocês tem aí nessa caixa? o que que é isso? e quando eles descobriam, percebia em seus rostos a curiosidade de saber o que viria depois, e olha que a maioria falou que já sabiam da história.




E assim foi no dia de hoje, apresentamos o cineminha de João e Maria, eles ficavam com raiva da madrasta que queria abandonar as crianças na floresta, perguntavam aonde estava a mãe deles e faziam caretas quando ouviam a voz da bruxa, que era a tia Sabrina atrás da caixa.





E assim passou a nossa tarde de terça...

Mas um dia de missão cumprida...

Mas uma fábula contada e sistematizada com louvor.






12/10/2014


Sub-Projeto “Competências Experiências na produção de sentido na/da Escrita no Início da Alfabetização: Do Letramento Literário ao Letramento Multissemiótico”


Escola Municipal Poeta Carlos Drummond de Andrade – Nilópolis

Magia infantil

Nas mãos das crianças o mundo vira um conto de fadas, porque na inocência do sorriso infantil, tudo é possível, menos a maldade.
Crianças são anjos, são pedaços de Deus que caíram do céu para nos trazer a luz viva que há de fazer ressuscitar a verdade que vive escondida em cada um.
De braços abertos a criança não cultiva inimigos, sua tristeza é momentânea. De olhos abertos a criança não enxerga o feio, o diferente, apenas aceita o modo de ser de cada um que lhe dirige o caminho. De ouvidos atentos a criança gosta de ouvir tudo como se os sons se misturassem formando uma doce vitamina de vozes, vozes que ela pode imitar, se inspirar para crescer.
Questionando, brincando, a criança está sempre evoluindo, achando esse mundo um paraíso, mas a criança sabe no seu interior o que é o amor e quer sugá-lo como se fosse seu único alimento, não lhe dê uma mamadeira de ódio, pois com certeza sua contaminação seria fatal e inesquecível.
Criança me lembra: cor, amor, arco-íris, rosas, doce de brigadeiro, tintas das cores: vermelha, laranja, azul, amarelo. Me lembra cachoeira, pássaros, dia de festa. Ser criança é estar de bem com a vida, é ter toda a energia do Universo em si.
Feliz Dia das Crianças!



Data: 14/10/2014
AO MESTRE COM CARINHO - VAMOS HOMENAGEÁ-LOS


O professor disserta sobre ponto difícil do programa.
Um aluno dorme,
Cansado das canseiras desta vida.
O professor vai sacudí-lo?
Vai repreendê-lo?
Não.
O rofessor baixa a voz,
Com medo de acordá-lo.
"Carlos Drummond de Andrade"

Os alunos desenvolvendo atividades com muito carinho

 


Próximo passo - montagem de uma linda flor 
Nosso espaço psicopedagógico
    
DOBRADURA - ORIGAMI
O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente.
Texto budista

Aos mestres e profissionais da E. M. Poeta Carlos Drummond de Andrade, desejamos:
FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!





DATA: 21/10/2014
CONTO - E O DENTE AINDA DOÍA
Jacaré gosta de tomar banho de sol, folgado e largado. Mas este não conseguia descansar com uma tremenda dor de dente que lhe deu...
Ah,coitado do jacaré!
Vieram coelhos, sapos, ratos, tatus, toupeiras, patinhos e outros bichos para ajudar... Mas, e o dente?
O dente ainda doía!

Mais uma história envolvente que prendeu a atenção dos pequenos.
   
  


DESENVOLVENTO E INTERAGINDO COMA HISTÓRIA

  

 


 

DATA: 28/10/2014
E o dente ainda doía - Leitura e Letramento






Obra da literatura infanto-juvenil escrita por Ana Terra, a autora usa a cada bloco de texto uma imagem referente ao mesmo que muito chamou a atenção dos alunos.
Além das imagens, na obra há outro elemento que faz da leitura algo atrativo é o uso dos números, (ajuda aos que estão aprendendo a contar) com as palavras rimadas que chega a dar um sentido musical para quem a ler, havendo também uma sequência de acontecimentos que se repetem a cada página, o que possibilita uma leitura dinâmica e participativa de quem não apenas ler, como pra quem também ouve, já que se pode pressupor o que acontecerá mais à frente, consequentemente trabalhando também a memorização dos pequenos.
   

Equipe azul e equipe rosa
Batalha, gincana.
Quem vencerá?


  

 


A RELEITURA DO LIVRO E O INÍCIO DA GINCANA.


Vamos formar palavras!?!










A obra é caracterizada por animais é uma ótima maneira de apresentar para as crianças os valores sociais e humanos da solidariedade e da ajuda mútua ao próximo, e é possível trabalhar também a questão da cooperação entre as crianças e o quanto cada um pode ajudar o outro como que traz em sua bagagem de vida, além de ser uma leitura prazerosa e muito divertida.

DATA: 04/11/2014
MINHA FAMÍLIA COLORIDA



Novembro é o mês da consciência negra, portanto as relações raciais e o respeito à diversidade será trabalhado pelo grupo de terça feira com os discentes, sabemos que tal questões precisam ser trabalhados o ano todo.


  
A obra é boa e rica, conta a história de Ângelo, um menino que tem um irmão de cabelos lisos, outro de cabelos encaracolados, uma mãe de pela branca, uma avó que é negra... Portanto indaga o por que todo mundo é diferente? E como todos fazem parte da mesma família, já que quase ninguém se parece? Iremos levar os discentes descobrir junto com Ângelo que, muitas vezes, nossas raízes estão lá de longe, em lugares que nem imaginamos - e isso nos faz ter muitos pedacinhos diferentes, de pessoas diferentes, que viveram em lugares dos quais nunca ouvimos falar...
É uma rica história que trata da diversidade.


Iniciamos nosso prazer pedagógico com os discentes das turmas 101, 102 e 302, cada turma de uma vez sentados em círculo, todos saborearam e deliciaram-se.

Na turma 302 há dois alunos inclusos, Deficiente Auditivo, ambos amaram a história que foi interpretada pelo intérprete de LIBRAS Alexandre



Foi uma experiência enriquecedora e os alunos concluíram que as diversidades raciais dão um colorido especial a nossa sociedade devido a miscigenação; assim como o colorido especial de uma caixa de lápis de cor que é contada na obra.



Hoje tratamos da importância e valorização da cultura negra dentro da escola, criando espaços para reflexões, discursões, debates e manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade.

Data: 11/11/2014
Dando continuidade a valorização da cultura negra passamos um vídeo do livro "o cabelo de Lelê" a história ao invés de ser no livro como de comum foi contada através da mídia televisiva, e todos muito concentrados prestaram atenção na história e interagiram conforme ia sendo contada dando sua opinião.


Após fazermos algumas perguntas instigando eles a pensarem e refletirem sobre o seu contexto social as diferenças de cores de cabelos, tonalidades, foi feita uma atividade com eles. Utilizamos barbante e giz de cera preto e eles pintaram o barbante da cor do cabelo de Lelê, em uma folha teriam que colocar o barbante pintado fazendo a cabelo de Lelê.



Mais um dia de trabalho concluído com chave de ouro. Muito feliz com as resposta e a interação da turma e com alegria e satisfeitas por alcançar nossos objetivos encerramos nosso dia.


18/11/2014

Como é uma família? 
Através de recortes de revistas as crianças puderam fazer a família como elas veem e nos surpreendemos com as montagens que eles fizeram. Não se prederam somente ao padrão de família que a nossa cultura priva, foram além e mostraram que o contexto deles é bem eclético e vimos como cada um ver a família e a vivência no seu cotidiano. 


Com o 3º ano fizemos uma atividade diferente um texto em conjunto. Usamos a imagem da Branca de Neve, mais com um detalhe diferente essa é negra e para a surpresa de todos foi um impacto ver a imagem ficaram encantados em ver que poderia existir uma princesa negra.

Tivemos que desfocar a história da Branca de Neve, pois estávamos trabalhando com outra princesa e ela não era Branca esse foi um desafio do dia mostrar para eles que tínhamos que montar uma história totalmente diferente sem o branco. Deu um trabalho, mais logo, que entenderam o que eles tinha na mão começaram a montar a história e não queriam para de falar era tanta informação e a imaginação deles fluindo tinhamos que organizar essa informações para colocar na história. Foi um momento maravilhoso e divertido.


DATA: 03/12/2014 
 Vídeo da turma da Mônica "História de Natal"


 

 Hoje trabalhamos um vídeo muito interessante e motivador da Turma da Mônica "História de natal", com as turmas 101 - 102 e 202, que nos trouxe uma reflexão sobre o amor ao próximo. Os alunos compreenderam que o Natal é uma festa mundialmente conhecida, onde os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo, compreenderam que no dia 25 de dezembro é uma data muito linda onde as pessoas cristãs reúnem suas famílias a fim de comemorar o nascimento de Jesus, numa festa bonita, com paz, amor e alegria, além de partilharem comidas típicas e trocas de presentes.

TUMA 101 E 102
TURMA 202
O vídeo ensinou os alunos a saberem partilhar com os que precisam, com gesto de amor e solidariedade.

 


PLANEJAMENTO

  
  
Angélica Rodrigues, gestora da unidade de ensino prestigiando e elogiando o trabalho do grupo



Um novo ano começa...2015

No dia 24 de fevereiro de 2015 voltamos com toda energia para mais um ano de aprendizado e colocar em prática nosso projeto, mas vamos com calma primeiro temos que conhecer quem são os novos pequeninos que estará em nosso meio esse ano e não nos conhecia. 
no dia 10 de fevereiro nos apresentamos em cada turma e o nosso 1º ano que trabalhamos ano passado que agora é o 2º ano do ensino fundamental nos receberam muito bem, com abraços e perguntas se esse ano eles estariam conosco novamente? E quando falamos que sim, pude contemplar a alegria em cada rostinho e é com satisfação que damos o nosso melhor para que esse projeto cresça e faça a diferença na vida de cada criança ali presente que nos recebe com tão bem. 
voltando aos novatos no projeto que é os novo primeiro ano do ensino fundamental estaremos passando por novos desafios e acredito que com o objetivo do projeto ajusto e compreendido por todos de uma ampla iremos fazer um trabalho melhor e eficaz.
Para o primeiro dia em contato com eles preparamos dinâmicas, para os conhecer melhor de forma divertida. Podemos notar que em duas turmas de primeiro ano tivemos uma interação melhor e em outra turma de primeiro ano que no total na Escola Municipal Poeta Carlos Drummond de Andrade são três turmas de primeiro ano este ano de 2015, e em uma dessas turmas os alunos ficaram acanhados, retraídos e podemos concluir que teremos que fazer um trabalho diferenciado com essa turma, pois nele contém crianças especiais, por isso, para que eles possam acompanhar o ritmo das outras duas turmas faremos um trabalho mais específico para essa turma.  




03/03/2015

Fizemos uma diagnóstico dos conhecimentos prévios dos novos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e dedicamos um tempo a cada turma (são 3 turma). Fomos bem recebidos por todas, com carinho e ansiedade para saber que lhe aguardava naquele dia.
Com o diagnósticos podemos agora iniciar nosso trabalho sabendo em que ponto vamos precisar enfatizar, para que possamos alcanças nossos objetivos ou ir até além das nossas expectativas.








Ao final de tudo sempre estamos com um sorriso no rosto, pois concluímos mais um dia atingindo nossos objetivos e nos surpreendendo.


10/03/2015

Joãozinho e Maria
Foi o momento de contação de história. Pegamos turma por turma e contamos a história de João de Maria, depois de contada fizemos perguntas para sabemos se prestação atenção na história e com as três turma tivemos bons resultados eles interagiram muito bem e responderam a tudo. Após esse momento demos lápis de cor e um desenho para eles colorirem baseado a história que contamos. 

 Turma 102 Tia Luciana contando a história e eles bem concentrados.


Turma 101 Tia Larissa contando a história quando percebemos a roda estava desfeita e eles quase em cima dela, mas estavam curiosos e concentrados. 


Vamos colorir!








 Mais um dia concluído com muita satisfação e alegria nos regozijamos ao final de cada terça feira em que fechamos o dia com chave de ouro. Planejando!

17/03/2015

Continuação de João e Maria

Contamos a história de e passamos o filme para melhor compreensão de todos. 









24/03/2015

Sopa de letrinhas

Com os personagens da história pedimos para eles escreverem, demos para cada grupo um envelope com letras diversificadas e com aquelas letras teriam que forma: pai, madrasta, joão, maria e bruxa. ficamos maravilhadas, pois eles não encontraram nenhuma dificuldade e um auxiliou o outro foi realmente uma atividade em grupo, pois eles ajudavam os que tinham dificuldade. 



 Tivemos um surpresa, uma das professoras do 1º ano teve que ir embora, por motivos a não comentar aqui e nos pibidianas assumimos a turma até a hora da saída. Foi bem legal!






31/03/2015

CINEMINHA E SISTEMATIZAÇÃO DA ESCRITA

Contamos a história de João e Maria através de um cineminha: que é feito com caixa dois paus de vassoura e o desenho ou imagem da história que será contada.
A nossa história como já disse é de João e Maria que foi contada com detalhes e alteração de voz o que fez com que ficasse bem mais legal. 
Todos amaram e se divertiram com o jeito que contamos. 







Empenhados em ajudar um ao outro e colar as letras que faltavam 









 Sistematização da escrita.

07/04/2015

MENINO MALUQUINHO

Passamos a serie inspirada no livro de Ziraldo "Um menino muito maluquinho", para começarmos mais um projeto apresentando a eles qual seria o livro trabalhado e nos surpreendemos, pois muitos já haviam visto a serie e outro não, houve um equilíbrio uns já conhecia o Menino Maquinho e outros nunca haviam ouvido falar.






Planejamento ao final de tudo. Dia concluído, objetivos alcançados e sempre um sorriso no rosto.


14/04/2015

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA- MENINO MALUQUINHO
Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.
















28/04/2015

Sistematização da Escrita 

O Sítio do Pica Pau Amarelo 



19/05/2015
Sistematização da escrita
Os Três Porquinhos

Contamos a história Os Três Jacarezinho que é adaptada  na história dos Três Porquinhos e pedimos para que formassem as palavras que falássemos, eles tinham que ficar atentos nas silabas que estavam no pescoço deles.


 26/05/2015

Filme Os Três Porquinhos
  

02/07/2015

 Contação de História 




16/06/2015
Filme da "Menina Bonita do laço de fita" e logo após sistematização da escrita 



 04/08/2015
Na volta as aulas passamos um filme de uma das histórias clássicas Chapeuzinho Vermelho e todos adoraram. Iniciando assim mais um período.


18/08/2015

Contação
Contamos a historinha da Chapeuzinho Vermelho com entonação dando enfoque em algumas partes e ao final eles coloriram um desenho. 


SETEMBO E OUTUBRO DE 2015

Neste dois meses trabalhamos com a escrita da história de cada um e ao final vamos entregar esse livro para que levem para casa e seus pais possam ver suas produções. Os alunos estão caprichando ao desenhar e escrever e colorindo muito bem os desenhos. Demos início ao trabalho focando no nome próprio utilizando o livro Rosita Maria Antonia Martins da Silva com uma roda de conversa e nas outras semanas demos continuidade com o livro A Vida é Linda que é o referencial para que ocorra a produção da sua história.
A atividade pedagógica visa o desenvolvimento da competência leitora dos alunos a partir da leitura, análise e escrita do gênero narrativo biografia. A biografia é uma narrativa sobre a vida de alguém. O destaque pode ser em torno da vida profissional, pessoal, religiosa, cultural ou política. Enfim, uma biografia pode abordar aspectos que tornaram determinada pessoa singular. Trabalhar com este gênero literário com crianças e jovens possibilita que eles ampliem o contato com os livros e fortaleçam o hábito da leitura. Por outro lado, a leitura de biografias colabora para que os alunos possam conhecer realidades históricas, culturais e sociais de determinada época e lugar, de forma significativa e contextualizada.



27/10/ 2015
 Conclução do livro 
Todos fizeram as últimas páginas. E entregamos a eles o livro e foi com muita satisfação, pois a ansiedade deles em pegar no livro em que eles elaboraram era contagiante e no final ver o sorriso de cada um com seu livro foi gratificante. 








03/11/2015
Contação de história 
Contamos a história A festa no céu. Antes de começarmos perguntamos a turma do 2º ano que já conhecia a história e para nossa supresa boa parte das turmas conhecia, mas mesmo conhecendo participaram e prestaram atenção em tudo.







10/11/2015

Passamos na sala de video a história A festa no céu só que com outra versão ao inves de ser a tartura era o sapo eles e amaram principalmente porque tinha música quando aprenderam conatram junto e ainda pediram para repetir. Ao final demos uma atividade.





Fevereiro 2016
  Nos apresentamos a turma visto que as turmas de 1° ano eram novas, então fomos nas 3 turmas para que as crianças nos conhecessem e apresentar o projeto tanto para as crianças como para os professores.


Abril 2016 


A partir deste mês uma nova proposta será implementada, pois recebemos mais dois bolsista e desta forma ficaremos no número de 6 componentes, sendo dividido 3 componentes para trabalhar leitura e escrita com os alunos com dificuldade na aprendizagem, contextualizaremos utilizando o método sociolinguístico de Paulo Freire na qual os alunos estarão analisando as palavras geradoras e em seguida codificando e decodificando as mesmas para enfim fazer a análise e a síntese. Enquanto o outro grupo trabalhará a alfabetização em conjunto do letramento no qual foi selecionado este mês a história "A Festa no Céu", no qual será trabalhado: Contação de história, música, receita, convite etc.

26/04/2016
Hoje não atuamos com as crianças, pois houve o conselho de classe da escola. 




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