Encontros com a Coordenação


Encontro com Coordenadores
03/04/2014

1º mini curso - Discussão do texto de Magda Soares (2004) 

De acordo com Magda Soares(2004), em meados dos anos 80, devido a preocupação com a leitura e a escrita descobri-se o letramento no Brasil. Ainda segundo a mesma, isso aconteceu concomitantemente com outras sociedades distantes entre si, socialmente e culturalmente. Em ambas, viu-se a necessidade de uma nomenclatura para o estudo da prática de ler e escrever, que é o resultado da aprendizagem da decodificação do processo da escrita.

Em meados dos anos 80, o letramento esteve em pauta mostrando uma preocupação significativa com relação da linguagem. Esse fato teve destaque pois muitos artigos, reportagens, programas, entre outros, voltaram os seus olhares para a educação.

Já na década de 70, o que esteve em foco foram as avaliações, onde as mesmas passaram a ser mais completas. Sendo assim, as avaliações de leitura e escrita iriam mais além do que apenas medir e sim constatar "o domínio das competências da leitura e escrita" Magda Soares (2004, p.25).

Verificando as datas constata-se uma proximidade coincidente, mas o mesmo não pode ser dito referente ao contexto e as causas, visto que são distintas umas das outras, elas variam conforme o desenvolvimento dos países em questão, ou seja, eles divergem no conceito de letramento e alfabetização.

De acordo com Magda Soares (2004), na França as pessoas já eram alfabetizadas porém identificou-se vários déficits no domínio da leitura e da escrita. Já no Brasil, houve uma desconstrução do processo de alfabetização para que pudesse ser reconstruído, devido a desassociação da alfabetização com a inserção a sociedade.

Seria essa uma alternativa para a eficácia do processo na França?

No que tange ao processo de ensino aprendizagem não há uma receita de bolo, mas antes de mais nada é precisa haver uma relação grafema e fonema para formação da ciência fonológica, onde onde o método fônico aparece com uma nova roupagem, mais funcional.

Sendo assim, será que há uma metodologia mais eficaz para a alfabetização e letramento? Segundo Dermival Saviani, em sua teoria da "curvatura da vara" o mais adequado é se flexibilizar, de modo a contemplar o melhor de cada método.

Desta forma, é possível enxergar uma alternativa para o sucesso do processo. Através união de duas metodologias, gera-se o método GRAFOFÔNICO, que consiste na decodificação e codificação para a compreensão do processo de letramento e alfabetização, proporcionando um movimento em conjunto para o resultado positivo e mais completo na formação de um cidadão VERDADEIRAMENTE ALFABETIZADO. 


Apesar de cada uma das metodologias serem completamente distintas, juntas elas se complementam


Reunião geral PIBID. 
No dia 13 de maio de 2014 houve a reunião geral com a coordenadora Shirley Correia, onde ela esclareceu dúvidas e falou o que estava faltando para ficarmos em dia com tudo, pois há uma cobrança e estamos ali para fazer acontecer sairmos do papel e irmos para a prática.

De início estamos conhecendo a turma a ser trabalhada e o corpo escolar, mas já podemos ter uma ideia do que precisamos fazer para alcançarmos nossos objetivos e o que é proposto a nós.

Compartilhamos o que já temos vivenciado dentro da escola que estamos atuando e ela ficou muito feliz, pois estamos todos muito bem empenhados em dar o nosso melhor. Todos que estavam ali e compartilharam a sua vivencias na escola e à recepção foi maravilhosa o projeto foi aceito de primeira por todo o corpo docente escolar onde o projeto está atuando.






10/04/14
2º Mini-Curso “Letramento 
Literário: Uma Proposta para a Sala de Aula”

Vivemos em um tempo onde não saber ler é anormal. Rildo Cosson retrata em seu texto que de todas as capacidades culturais que desenvolvemos, ler é talvez a mais valorizada pela sociedade, pois para o mesmo a presença da leitura é sempre vista de maneira positiva, assim como sua ausência de maneira negativa.
Tudo que somos, fazemos e compartilhamos passa necessariamente pela escrita e a vida é, a todo o momento, permeada por ela. Por isso Letramento significa muito mais do que o saber ler e escrever. Letramento designa as práticas sociais da escrita que envolvem a capacidade e os conhecimentos, os processos de interação e as relações de poder relativos ao uso da escrita em contextos e meios determinados (STREET 2003).
Devido a essa diversidade, talvez, seja mais adequado se falar de Letramentos, pois sua extensão é um fenômeno, ou até mesmo relacionar a Multi-Letramentos, pois ele pode ser digital, informacional, visual, financeiro e até mesmo midiático.
As múltiplas facetas do Letramento nos revelam um Letramento Literário, que exige do leitor bem mais do que uma habilidade pronta e acabada de ler textos literários, pois se requer uma atualização permanente do leitor em relação ao universo literário
Letramento Literário é uma experiência que dá sentido ao mundo por meio de palavras que falam de palavras, transcendendo os limites do tempo e espaço.
Na realidade, como se traz letramento literário para a sala de aula? O autor apresenta alguns procedimentos a serem adotados. Ele instrui que o professor deve escolher o livro que será lido e discutido pela turma e ressalta que deve ser tomado alguns cuidados quanto a essa escolha, pois o texto deve ser mantido em seu contexto original, pois respeitar o que está escrito faz parte da adequada escolarização dos alunos.



Deve ser montada uma oficina de leitura e nesses momentos o docente planeja o ensino das estratégias de leitura, estimulando que os alunos tragam a tona seus conhecimentos prévios a fim de relacioná-los as ideias do texto, e é importante deixá-los livres para serem capazes de inferirem suas suposições ou ofertarem as informações que não estão claras segundo suas opiniões. Pode se ainda oferecer-lhes a visualização prévia da história a fim de que sejam envolvidos por sentimentos, sensações e imagens, pois assim é mantida sua atenção e a literatura torna-se significativa.



Ao desenvolver esses procedimentos, o aluno chega a um estágio onde ele aprende a fazer perguntas ao texto, e com isso é capaz de sumarizá-lo. Ao buscar a essência do que aquele texto quis dizer, ele sintetizá-o, não apenas relembrando dos fatos mais importantes, mas adicionando novas informações a partir de seu conhecimentos prévio, alcançando assim, uma compreensão ainda maior do que se leu.
Ao final, o docente deve avaliar o grupo com uma conversa e observar se seus objetivos foram alcançados, se seus alunos foram receptivos e se estiveram envolvidos com o ato de ler.
Em suma, o objetivo maior do Letramento Literário Escolar ou do Ensino da Literatura na Escola é nos formar como leitores, não como qualquer leitor ou um leitor qualquer, mas um leitor capaz de se inserir em uma comunidade, manipular seus instrumentos culturais e construir com eles um sentido para si e para o mundo em que vive.


22/05/2014

Contação de histórias

Roteiro do encontro


· Primeiro momento

- Relembrar as tarefas que precisam ser feitas;

- Entrega dos planejamentos semanais;

- Entrega do paper com o relato do primeiro impacto da entrada do PIBID na escola;

- Diálogo sobre os congressos: GRUPECI, CAP UERJ e Portugal;

- Substituição de bolsistas;

- Faltas.

 Segundo momento

- Estudo sobre a arte de contar histórias
- Foi aberto um espaço para diálogo sobre as vivências em sala da aula através do PIBID, como tem sido as respostas das crianças com a estimulação a leitura através das histórias infantis contadas;
- Orientações quanto a aplicabilidade das mesmas.


29/05/2014

Letramento Multiplos

Roteiro do encontro:

· Informes;

· Slides: "Letramento Múltiplos";

· Entrega do paper (para quem ainda não havia entregue);

· Organização do dia da "troca de experiências";

· Fechamento do semestre;

· Tarefas extras: Edição de vídeos e produção dos Slides Show.


02/08/2014 
A reunião geral do PIBID com todos os integrantes do projeto reunidos foi repassadas algumas informações que foram ditas na primeira encontro e também fomos comunicados de alterações a coordenadora Shirley Carreira que é a coordenadora geral passou seu posto para o Anderson Brandão, por motivos de função de trabalho ela não poderá ser a coordenadora geral, mas ela não saiu do projeto está trabalhando externamente.
O novo coordenador Anderson Brandão foi abraçado por todos com muito carinho e com seu carisma falou que estaria a nossa disposição no que fosse preciso e iria dar o seu melhor dando continuidade no que na Shirley Carreira começou.
30/01/2015
Começando o ano de 2015 bem reencontrando todos para uma reunião geral Pibid Pedagogia. Esse ano nossa Coordenadora Virna Catão nos encontros continuara dando os Mini-Curso “Múltiplos Letramentos e os impactos na Formação de Professores”
Encontros 1 e 2: “Formação do Professor como agente Letrador”
Encontros 3 e 4: “Escola Conectada: Os Multiletramentos e as Tics”
Oficina 1: “Letramentos múltiplos na sala de aula”
Oficina 2 “Produção Textual nos anos iniciais do Ensino Fundamental

23/03/2015
Encontro-2 "Formação do Professor como Agente Letrador"

15/02/2015
Continuação Encontro 2 – “Formação do Professor como agente Letrador”.

Mini curso PIBID UNIABEU- Encontro dos educadores



PAUTA REUNIÃO 05/08/2015
1. Problemas: Entrega de relatórios; Frequência feita pelos supervisores; Falta dos bolsistas e supervisores nos encontros; Montagem e envio do arquivo único do documento “descrição de atividades” (apenas Eliana enviou); Montagem e envio do arquivo único do documento “planejamento” (apenas Eliana enviou); Desvio de atividades no campo de atuação; Verbas.
2. Email Virna Pibid: coordvirnapibiduniabeu@gmail.com.
3. Desligamento de bolsistas: Lúcia e Leila.
4. Horário alternativo com o supervisor José Augusto: 15/08, 26/09, 24/10, 28/11, 05/12.
5. Horário dos bolsistas nas escolas: Envio até 10/08 (OBS: Individual, dupla ou trio, preferência pelas terças).
6. Início dos encontros com os supervisores: a partir de 10/08. Início das atividades nas escolas (oficinas): a partir de 17/08.
7. Certificado da Semana de Educadores?
8. Carga horária Pibid em horas de atividades complementares?
9. Blogs desatualizados: José Augusto, Bruna, Gesieli, Leila, Fabrício, Tatiana, Liliane, Lúcia, Virna. Prazo: 15/08.
10. Link dos blogs: Carla Graciele, Larissa, Rosiane. Prazo: 15/08.
11. Fotos e texto pessoal dos bolsistas Carla, Larissa, Rosiane, Vanderson e supervisor José Augusto para o blog da coordenação.
12. Currículo Lattes: Atualização e envio dos links até 15/08.
13. Novo edital Pibid (a confirmar): Inscrição até 19/08, entrevistas em 26/08, resultado final em 31/08.
14. Certificado e publicação Prêmio Paulo Freire: Parabéns à equipe.
15. Foco nos seguintes Congressos: CEALE (MG – BH, submissão até 10/08 e realização em 18 a 20/11) e CIHELA (Colômbia, submissão até 27/08 e realização em 15 a 18/03, agência de turismo “Viva Turismo”).
16. Publicações: Revista Diálogo Educacional e Revista Uniabeu.
17. Formação Pibid:
Ciclo de Palestras Pibid: “Letramentos e muitos outros Letramentos”
- “Perspectivas Multiculturais do Letramento Escolar” – Prof. Virna Catão
- “Educação Crítica no 1º segmento do Ensino Fundamental” – Prof-Aluna Convidada Patrícia Carolo
- “Letramento Literário” – Prof. Convidada Sônia Travassos
- “Letramento e PNAIC” – Prof. Convidado Fernando Santos
Roda de Leitura: “Múltiplos Letramentos e os impactos na Formação de Professores”
- “Formação do Professor como agente Letrador”
- “Escola Conectada: Os Multiletramentos e as Tics”
- “Formação para o Letramento: Contexto, Práticas e Atores”
Minicurso: “Competências Experienciais na Produção de Sentido na/da Escrita no Início da Alfabetização: Do Letramento Literário ao Letramento Multissemiótico” 18. Publicação do livro: Reunião 15 de agosto, pela manhã. Editora?
19. Novidade: Grupo de edição (Cada um é obrigado a comparecer em uma data, escolham: 26/09 ou 24/10)



Nenhum comentário:

Postar um comentário