Encontro com Coordenadores
03/04/2014
1º mini curso - Discussão do texto de Magda Soares (2004)
De acordo com Magda Soares(2004), em meados dos anos 80, devido a preocupação com a leitura e a escrita descobri-se o letramento no Brasil. Ainda segundo a mesma, isso aconteceu concomitantemente com outras sociedades distantes entre si, socialmente e culturalmente. Em ambas, viu-se a necessidade de uma nomenclatura para o estudo da prática de ler e escrever, que é o resultado da aprendizagem da decodificação do processo da escrita.
Em meados dos anos 80, o letramento esteve em pauta mostrando uma preocupação significativa com relação da linguagem. Esse fato teve destaque pois muitos artigos, reportagens, programas, entre outros, voltaram os seus olhares para a educação.
Já na década de 70, o que esteve em foco foram as avaliações, onde as mesmas passaram a ser mais completas. Sendo assim, as avaliações de leitura e escrita iriam mais além do que apenas medir e sim constatar "o domínio das competências da leitura e escrita" Magda Soares (2004, p.25).
Verificando as datas constata-se uma proximidade coincidente, mas o mesmo não pode ser dito referente ao contexto e as causas, visto que são distintas umas das outras, elas variam conforme o desenvolvimento dos países em questão, ou seja, eles divergem no conceito de letramento e alfabetização.
De acordo com Magda Soares (2004), na França as pessoas já eram alfabetizadas porém identificou-se vários déficits no domínio da leitura e da escrita. Já no Brasil, houve uma desconstrução do processo de alfabetização para que pudesse ser reconstruído, devido a desassociação da alfabetização com a inserção a sociedade.
Seria essa uma alternativa para a eficácia do processo na França?
No que tange ao processo de ensino aprendizagem não há uma receita de bolo, mas antes de mais nada é precisa haver uma relação grafema e fonema para formação da ciência fonológica, onde onde o método fônico aparece com uma nova roupagem, mais funcional.
Sendo assim, será que há uma metodologia mais eficaz para a alfabetização e letramento? Segundo Dermival Saviani, em sua teoria da "curvatura da vara" o mais adequado é se flexibilizar, de modo a contemplar o melhor de cada método.
Desta forma, é possível enxergar uma alternativa para o sucesso do processo. Através união de duas metodologias, gera-se o método GRAFOFÔNICO, que consiste na decodificação e codificação para a compreensão do processo de letramento e alfabetização, proporcionando um movimento em conjunto para o resultado positivo e mais completo na formação de um cidadão VERDADEIRAMENTE ALFABETIZADO.
Apesar de cada uma das metodologias serem completamente distintas, juntas elas se complementam

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De início estamos conhecendo a turma a ser trabalhada e o corpo escolar, mas já podemos ter uma ideia do que precisamos fazer para alcançarmos nossos objetivos e o que é proposto a nós.
Compartilhamos o que já temos vivenciado dentro da escola que estamos atuando e ela ficou muito feliz, pois estamos todos muito bem empenhados em dar o nosso melhor. Todos que estavam ali e compartilharam a sua vivencias na escola e à recepção foi maravilhosa o projeto foi aceito de primeira por todo o corpo docente escolar onde o projeto está atuando.


10/04/14
2º Mini-Curso “Letramento
Literário: Uma Proposta para a Sala de Aula”
Vivemos em um tempo onde não saber ler é anormal. Rildo Cosson retrata em seu texto que de todas as capacidades culturais que desenvolvemos, ler é talvez a mais valorizada pela sociedade, pois para o mesmo a presença da leitura é sempre vista de maneira positiva, assim como sua ausência de maneira negativa.
Tudo que somos, fazemos e compartilhamos passa necessariamente pela escrita e a vida é, a todo o momento, permeada por ela. Por isso Letramento significa muito mais do que o saber ler e escrever. Letramento designa as práticas sociais da escrita que envolvem a capacidade e os conhecimentos, os processos de interação e as relações de poder relativos ao uso da escrita em contextos e meios determinados (STREET 2003).
Devido a essa diversidade, talvez, seja mais adequado se falar de Letramentos, pois sua extensão é um fenômeno, ou até mesmo relacionar a Multi-Letramentos, pois ele pode ser digital, informacional, visual, financeiro e até mesmo midiático.
As múltiplas facetas do Letramento nos revelam um Letramento Literário, que exige do leitor bem mais do que uma habilidade pronta e acabada de ler textos literários, pois se requer uma atualização permanente do leitor em relação ao universo literário
Letramento Literário é uma experiência que dá sentido ao mundo por meio de palavras que falam de palavras, transcendendo os limites do tempo e espaço.
Na realidade, como se traz letramento literário para a sala de aula? O autor apresenta alguns procedimentos a serem adotados. Ele instrui que o professor deve escolher o livro que será lido e discutido pela turma e ressalta que deve ser tomado alguns cuidados quanto a essa escolha, pois o texto deve ser mantido em seu contexto original, pois respeitar o que está escrito faz parte da adequada escolarização dos alunos.
Deve ser montada uma oficina de leitura e nesses momentos o docente planeja o ensino das estratégias de leitura, estimulando que os alunos tragam a tona seus conhecimentos prévios a fim de relacioná-los as ideias do texto, e é importante deixá-los livres para serem capazes de inferirem suas suposições ou ofertarem as informações que não estão claras segundo suas opiniões. Pode se ainda oferecer-lhes a visualização prévia da história a fim de que sejam envolvidos por sentimentos, sensações e imagens, pois assim é mantida sua atenção e a literatura torna-se significativa.
Ao desenvolver esses procedimentos, o aluno chega a um estágio onde ele aprende a fazer perguntas ao texto, e com isso é capaz de sumarizá-lo. Ao buscar a essência do que aquele texto quis dizer, ele sintetizá-o, não apenas relembrando dos fatos mais importantes, mas adicionando novas informações a partir de seu conhecimentos prévio, alcançando assim, uma compreensão ainda maior do que se leu.
Ao final, o docente deve avaliar o grupo com uma conversa e observar se seus objetivos foram alcançados, se seus alunos foram receptivos e se estiveram envolvidos com o ato de ler.
Em suma, o objetivo maior do Letramento Literário Escolar ou do Ensino da Literatura na Escola é nos formar como leitores, não como qualquer leitor ou um leitor qualquer, mas um leitor capaz de se inserir em uma comunidade, manipular seus instrumentos culturais e construir com eles um sentido para si e para o mundo em que vive.
22/05/2014
Contação de histórias
Roteiro do encontro
· Primeiro momento
- Relembrar as tarefas que precisam ser feitas;
- Entrega dos planejamentos semanais;
- Entrega do paper com o relato do primeiro impacto da entrada do PIBID na escola;
- Diálogo sobre os congressos: GRUPECI, CAP UERJ e Portugal;
- Substituição de bolsistas;
- Faltas.
Segundo momento
- Estudo sobre a arte de contar histórias
- Foi aberto um espaço para diálogo sobre as vivências em sala da aula através do PIBID, como tem sido as respostas das crianças com a estimulação a leitura através das histórias infantis contadas;
- Orientações quanto a aplicabilidade das mesmas.
29/05/2014
Letramento Multiplos
Roteiro do encontro:
· Informes;
· Slides: "Letramento Múltiplos";
· Entrega do paper (para quem ainda não havia entregue);
· Organização do dia da "troca de experiências";
· Fechamento do semestre;
· Tarefas extras: Edição de vídeos e produção dos Slides Show.
02/08/2014
A reunião geral do PIBID com todos os integrantes do projeto reunidos foi repassadas algumas informações que foram ditas na primeira encontro e também fomos comunicados de alterações a coordenadora Shirley Carreira que é a coordenadora geral passou seu posto para o Anderson Brandão, por motivos de função de trabalho ela não poderá ser a coordenadora geral, mas ela não saiu do projeto está trabalhando externamente.
O novo coordenador Anderson Brandão foi abraçado por todos com muito carinho e com seu carisma falou que estaria a nossa disposição no que fosse preciso e iria dar o seu melhor dando continuidade no que na Shirley Carreira começou.
30/01/2015
Começando o ano de 2015 bem reencontrando todos para uma
reunião geral Pibid Pedagogia. Esse ano nossa Coordenadora Virna Catão nos
encontros continuara dando os Mini-Curso
“Múltiplos Letramentos e os impactos na Formação de Professores”
Encontros 1 e
2: “Formação do Professor como agente Letrador”
Encontros 3 e
4: “Escola Conectada: Os Multiletramentos e as Tics”
Oficina 1:
“Letramentos múltiplos na sala de aula”
Oficina 2 “Produção Textual nos anos iniciais
do Ensino Fundamental23/03/2015
Encontro-2 "Formação do Professor como Agente Letrador"
15/02/2015
Continuação Encontro 2 – “Formação do Professor como agente Letrador”.
Mini curso PIBID UNIABEU- Encontro dos educadores
PAUTA REUNIÃO 05/08/2015
1. Problemas: Entrega de relatórios; Frequência feita pelos supervisores; Falta dos bolsistas e supervisores nos encontros; Montagem e envio do arquivo único do documento “descrição de atividades” (apenas Eliana enviou); Montagem e envio do arquivo único do documento “planejamento” (apenas Eliana enviou); Desvio de atividades no campo de atuação; Verbas.2. Email Virna Pibid: coordvirnapibiduniabeu@gmail.com.
3. Desligamento de bolsistas: Lúcia e Leila.
4. Horário alternativo com o supervisor José Augusto: 15/08, 26/09, 24/10, 28/11, 05/12.
5. Horário dos bolsistas nas escolas: Envio até 10/08 (OBS: Individual, dupla ou trio, preferência pelas terças).
6. Início dos encontros com os supervisores: a partir de 10/08. Início das atividades nas escolas (oficinas): a partir de 17/08.
7. Certificado da Semana de Educadores?
8. Carga horária Pibid em horas de atividades complementares?
9. Blogs desatualizados: José Augusto, Bruna, Gesieli, Leila, Fabrício, Tatiana, Liliane, Lúcia, Virna. Prazo: 15/08.
10. Link dos blogs: Carla Graciele, Larissa, Rosiane. Prazo: 15/08.
11. Fotos e texto pessoal dos bolsistas Carla, Larissa, Rosiane, Vanderson e supervisor José Augusto para o blog da coordenação.
12. Currículo Lattes: Atualização e envio dos links até 15/08.
13. Novo edital Pibid (a confirmar): Inscrição até 19/08, entrevistas em 26/08, resultado final em 31/08.
14. Certificado e publicação Prêmio Paulo Freire: Parabéns à equipe.
15. Foco nos seguintes Congressos: CEALE (MG – BH, submissão até 10/08 e realização em 18 a 20/11) e CIHELA (Colômbia, submissão até 27/08 e realização em 15 a 18/03, agência de turismo “Viva Turismo”).
16. Publicações: Revista Diálogo Educacional e Revista Uniabeu.
17. Formação Pibid:
Ciclo de Palestras Pibid: “Letramentos e muitos outros Letramentos”
- “Perspectivas Multiculturais do Letramento Escolar” – Prof. Virna Catão
- “Educação Crítica no 1º segmento do Ensino Fundamental” – Prof-Aluna Convidada Patrícia Carolo
- “Letramento Literário” – Prof. Convidada Sônia Travassos
- “Letramento e PNAIC” – Prof. Convidado Fernando Santos
Roda de Leitura: “Múltiplos Letramentos e os impactos na Formação de Professores”
- “Formação do Professor como agente Letrador”
- “Escola Conectada: Os Multiletramentos e as Tics”
- “Formação para o Letramento: Contexto, Práticas e Atores”
Minicurso: “Competências Experienciais na Produção de Sentido na/da Escrita no Início da Alfabetização: Do Letramento Literário ao Letramento Multissemiótico” 18. Publicação do livro: Reunião 15 de agosto, pela manhã. Editora?
19. Novidade: Grupo de edição (Cada um é obrigado a comparecer em uma data, escolham: 26/09 ou 24/10)
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